• AI:


    Hello human, I am a GPT powered AI chat bot. Ask me anything!


Gathering thoughts ...







Se uma pessoa morre por dirigir em alta velocidade, ela é considerada suicida?

Top Readz Avatar

Pergunta

Qual é a regra sobre quem dirige muito rápido na pista expressa da rodovia? Aquele que morre por dirigir muito rápido na via expressa é considerado como tendo cometido suicídio?Qual é a regra sobre quem morre por dirigir em alta velocidade, enquanto levava uma vítima às pressas para o hospital?

Qual é a regra sobre quem dirige muito rápido na pista expressa da rodovia? Aquele que morre por dirigir muito rápido na via expressa é considerado como tendo cometido suicídio?

Qual é a regra sobre quem morre por dirigir em alta velocidade, enquanto levava uma vítima às pressas para o hospital?

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Dirigir muito rápido não é algo bom, por causa dos acidentes e perigos que disso decorrem. Portanto, os estudiosos falaram severamente sobre isso e consideram dirigir acima do limite de velocidade como descuido por parte do motorista, de modo que ele é responsável pela perda de vidas, membros ou propriedades resultante disso. Qualquer morte resultante disso é considerada morte acidental ou homicídio culposo, pelo qual deve-se pagar o dinheiro de sangue (diyah) e oferecer expiação (kafaarah).

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: Uma pessoa morreu por causa de um acidente em que o carro estava em alta velocidade. Pode-se dizer que isso é uma espécie de suicídio?

Ele respondeu: Não, isso não é suicídio, mas ele se matou por um erro. Se a velocidade foi a causa do acidente, então ele se matou por um erro, porque se lhe perguntassem: você estava dirigindo tão rápido com intuito de morrer? Ele responderia: Não. Portanto, isso não é suicídio. Mas, pode-se dizer que ele se matou por um erro. Fim da citação de Liqa’ al-Baab il-Maftuh (73/19).

Em segundo lugar:

Levar vítimas e feridos ao hospital é uma boa ação, pela qual a pessoa será recompensada. Mas, ela não deve prejudicar a si mesma ou à pessoa ferida por dirigir muito rápido ou passar no sinal vermelho. Isso pode levar a algo que atrasará a chegada do doente ao hospital.

Quanto àquele que morreu devido a esta velocidade, pedimos a Allah que o perdoe e o recompense por sua boa intenção, e isso não é considerado suicídio, porque ele não teve a intenção de se matar, pelo contrário, sua intenção era fazer o bem levando rapidamente o doente ao hospital.

E Allah sabe mais.

Tagged in :

Top Readz Avatar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Alexa Liv

1.5M Followers

Check out our new font generatorand level up your social bios. Need more? Head over to Glyphy for all the fancy fonts and cool symbols you could ever imagine.

Latest Posts

Categories