• AI:


    Hello human, I am a GPT powered AI chat bot. Ask me anything!


Gathering thoughts ...







Regra sobre o casamento plural e suas condições

Top Readz Avatar

Pergunta

Qual é a regra sobre o casamento plural?

Qual é a regra sobre o casamento plural?

Todos os louvores são para Allah.

Allah permitiu que os homens tivessem mais de uma esposa, como Ele diz (interpretação do significado):

“E se temeis não serdes equitativos para com os órfãos, esposai as que vos aprazam das mulheres sejam duas, três ou quatro. E se temeis não serdes justos, esposai uma só, ou contentai-vos com as escravas que possuís. Isso é mais adequado para que não cometais injustiça.” [an-Nissa’ 4:3]

Isso mostra claramente que o casamento plural é permitido e que, de acordo com a shari’ah islâmica, um homem pode se casar com uma, duas, três ou quatro esposas, mas não é permitido que ele se case com mais de quatro. Esta é a visão dos mufassirin e dos fuqaha’; os muçulmanos concordam unanimemente neste ponto e não há divergência de opinião.

Deve-se notar que existem condições associadas ao casamento plural:

1 – Justiça e equidade.

Porque Allah diz (interpretação do significado): “E se temeis não serdes justos, esposai uma só” [an-Nissa’ 4:3]. Este versículo mostra que a justiça é uma condição para que o casamento plural seja permissível. Se um homem teme que não será capaz de tratar suas esposas com justiça se ele se casar com mais de uma, então é proibido que ele se case com mais de uma. O que se entende por justiça aqui é tratar todas as esposas igualmente com relação a gastos, roupas, pernoite e outros assuntos materiais que estão dentro de sua capacidade e controle.

No que diz respeito à justiça e igualdade de tratamento na área do amor, o homem não é responsabilizado por isso, e não é exigido dele porque não é possível controlar isto. Este é o significado das palavras de Allah (interpretação do significado):

“E não podereis ser justos com vossas mulheres, ainda que sejais zelosos disso…” [an-Nissa’ 4:129]

Isto é, com relação ao amor do coração.

2 – Poder arcar com as despesas das esposas.

A evidência disso é o versículo em que Allah diz (interpretação do significado):

“E que os que não encontram meios para o casamento se abstenham de adultério, até que Allah os enriqueça de Seu favor.” [al-Nur 24:33]

Nesses versículos, Allah ordena que aquele que pode se casar, mas não pode arcar com isso que permaneça casto. Uma das razões para não se casar é não ter o suficiente para pagar o mahr (dote) ou não poder gastar com a esposa. Al-Mufassal fi Ahkaam al-Mar’ah, vol. 6, pág. 286.

Alguns dos estudiosos são da opinião de que o casamento plural é melhor do que restringir-se a uma esposa. Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: O princípio básico relativo ao casamento é o casamento plural ou o casamento com uma esposa? Ele respondeu: O princípio básico da shari’ah é o casamento plural para aqueles que podem pagar, se não houver medo de injustiça, por causa dos muitos interesses que são servidos por isso, como manutenção da castidade própria e daquelas com quem ele se casa, tratamento gentil para com elas, geração de muitos filhos e aumento do número da ummah e do número daqueles que adoram somente a Allah. Isso é indicado pelas palavras de Allah (interpretação do significado):

“E se temeis não serdes equitativos para com os órfãos, esposai as que vos aprazam das mulheres sejam duas, três ou quatro. E se temeis não serdes justos, esposai uma só, ou contentai-vos com as escravas que possuís. Isso é mais adequado para que não cometais injustiça.” [an-Nissa’ 4:3]

E porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) se casou com mais de uma esposa, e Allah diz (interpretação do significado):

“Com efeito, há, para vós, no Mensageiro de Allah, belo paradigma, para quem espera em Allah, e no Derradeiro Dia, e se lembra amiúde de Allah…” [al-Ahzaab 33:21]

Um dos companheiros do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quanto a mim, não comerei carne”, e outro disse: “Quanto a mim, rezarei e nunca dormirei”; outro disse: “Quanto a mim, jejuarei e nunca quebrarei meu jejum”, e outro disse: “Quanto a mim, nunca me casarei com mulheres”. Quando a notícia chegou até o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), ele se dirigiu ao povo. Ele louvou a Allah e disse: “Vós sois aqueles que disseram isso e aquilo. Quanto a mim, por Allah, eu temo a Allah mais do que vós, mas eu jejuo e quebro meu jejum, rezo e durmo, e me caso com mulheres. Quem se afasta da minha Sunnah não tem nada a ver comigo.” Estas grandes palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) incluem tanto o casamento com uma mulher quanto o casamento plural.

Majallat al-Balaagh, edição n° 1015; Fataawa ‘Ulama al-Balad al-Haraam, pág. 386.

Tagged in :

Top Readz Avatar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Alexa Liv

1.5M Followers

Check out our new font generatorand level up your social bios. Need more? Head over to Glyphy for all the fancy fonts and cool symbols you could ever imagine.

Latest Posts

Categories