• AI:


    Hello human, I am a GPT powered AI chat bot. Ask me anything!


Gathering thoughts ...







O Hajj é obrigatório tanto para as mulheres quanto para os homens

Top Readz Avatar

Pergunta

Em uma palestra recente, o palestrante disse que não é obrigatório para as mulheres realizarem o Hajj, enquanto é apenas para os homens. Por favor, você poderia apresentar qualquer hadith ou ayaah como evidência para esta declaração? Se esta afirmação estiver errada, por favor, poderia, também, indicar o hadith/ayaah relevante.

Em uma palestra recente, o palestrante disse que não é obrigatório para as mulheres realizarem o Hajj, enquanto é apenas para os homens. Por favor, você poderia apresentar qualquer hadith ou ayaah como evidência para esta declaração? Se esta afirmação estiver errada, por favor, poderia, também, indicar o hadith/ayaah relevante.

Todos os louvores são para Allah.

O Hajj é fard ‘ain (uma obrigação individual) que todo muçulmano responsável e capacitado deve fazer uma vez na vida. É um dos pilares do Islam, uma obrigação que é comprovada no Alcorão e na Sunnah, e por consenso acadêmico.

1 – No Alcorão, Allah diz (interpretação do significado):

“E por Allah, impende aos homens a peregrinação à Casa, a quem até ela possa chegar. E quem renega isso, saiba que, por certo, Allah é Bastante a Si mesmo, prescindindo dos mundos.”

[Aal ‘Imraan 3:97]

Este versículo afirma claramente que é obrigatório. Quando o Alcorão diz “impende aos homens a peregrinação à Casa”, isso implica que é obrigatório e compulsório. Esta é a evidência de que é fard. De fato, descobrimos que o Alcorão afirma enfaticamente que é obrigatório, na frase “E quem renega isso, saiba que, por certo, Allah é Bastante a Si mesmo, prescindindo dos mundos.” Allah descreve ir contra esta obrigação como kufr ou incredulidade. Este contexto mostra que deixar de fazer o Hajj não é uma ação de um muçulmano, mas sim de um não-muçulmano.

2 – Na Sunnah, há o hadith de Ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) segundo o qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O Islam é construído sobre cinco (pilares): o testemunho de que não há deus exceto Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah; o estabelecimento da oração regular; o pagamento do zakaah; o jejum do Ramadan; e o Hajj.”

A frase “o Islam é construído…” indica que o Hajj é um dos pilares do Islam. Muslim narrou que Abu Hurairah disse: “O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) deu um sermão e nos disse: ‘Ó povo, Allah vos ordenou o Hajj, então executai o Hajj.’ Um homem perguntou: ‘Todos os anos, ó Mensageiro de Allah?’ Ele não respondeu até o homem ter questionado três vezes, então o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Se eu tivesse dito sim, teria se tornado obrigatório e tu não serias capaz de fazer isso.’” E há tantos ahadith a respeito disso que atinge o nível de tawaatur, o que significa que essa obrigação é algo certo e definido.

3 – Com relação ao ijmaa’ ou consenso acadêmico, a ummah é unânime em que o Hajj uma vez na vida é obrigatório para aquele que é capaz de fazê-lo. Isso é algo bem conhecido e nenhum muçulmano tem desculpa para não saber, e aquele que nega é um kaafir.

Al-Mawsu’ah al-Fiqhiyyah, parte 17, pág. 23

Al-Nawawi disse: Eles concordam unanimemente que o Hajj é obrigatório para uma mulher se ela for capaz de fazê-lo. Sharh Sahih Muslim.

Tagged in :

Top Readz Avatar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Alexa Liv

1.5M Followers

Check out our new font generatorand level up your social bios. Need more? Head over to Glyphy for all the fancy fonts and cool symbols you could ever imagine.

Latest Posts

Categories