Mulheres com as quais é permitido casar em alguns casos sim, outros não

Pergunta

Existem instâncias no Islam em que é permitido casar com uma mulher em alguns casos e não é permitido casar com a mesma mulher em outros casos?

Existem instâncias no Islam em que é permitido casar com uma mulher em alguns casos e não é permitido casar com a mesma mulher em outros casos?

Todos os louvores são para Allah.

Discorrendo sobre esta questão:

1 – É haram casar com uma mulher que está em ‘iddah após o fim de um casamento (por divórcio ou morte), porque Allah diz (interpretação do significado):

“E não decidais consumar os laços matrimoniais até que a prescrição atinja seu termo…” [al-Baqarah 2:235]

A sabedoria por trás disso é que existe a possibilidade de ela estar grávida [do primeiro marido], e isso resultaria na mistura das “águas” (esperma) e na confusão da linhagem (ou seja, se ele se casasse com ela antes que o ‘iddah terminasse).

2 – É haram casar com uma zaaniyah (uma mulher que cometeu fornicação ou adultério) se ela for conhecida por ter feito isso, até que ela se arrependa e complete seu ‘iddah, porque Allah diz (interpretação do significado):

“O adúltero não esposará senão uma adúltera ou uma idólatra. E a adúltera, não a esposará senão um adúltero ou um idólatra. E isso é proibido aos crentes.” [ar-Nur 24:3]

3 – É proibido ao homem casar-se com a mulher da qual se divorciou (talaaq) três vezes, até que ela tenha se casado com outro homem em um casamento válido e consumado, porque Allah diz (interpretação do significado):

“O divórcio é permitido por duas vezes… E se ele se divorcia dela, pela terceira vez, ela não lhe será lícita novamente até esposar outro marido…” [al-Baqarah 2:229-230]

4 – É proibido casar com uma mulher que está em ihraam [para Hajj ou ‘Umrah] até que ela tenha saído do estado de ihraam.

5 – É proibido casar com duas irmãs ao mesmo tempo, porque Allah diz (interpretação do significado):

“e vos é proibido vos juntardes, em matrimônio, a duas irmãs…” [al-Nissa’ 4:23]

Também é proibido ser casado com uma mulher e sua tia paterna ou uma mulher e sua tia materna ao mesmo tempo, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não se case com uma mulher e sua tia paterna ou uma mulher e sua tia materna ao mesmo tempo”. (muttafac alaihi). E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) explicou a razão por trás disso quando disse: “Se tu fizeres isso, terás rompido os laços de parentesco”. Isso por causa do ciúme que existe entre as esposas, e se uma delas for parente da outra, os laços de parentesco serão cortados. Mas se uma mulher é divorciada e seu ‘iddah acabou, então sua irmã, tia paterna e tia materna tornam-se permissíveis para o casamento (com aquele homem), porque o motivo da proibição deixou de existir.

6 – Não é permitido ser casado com mais de quatro mulheres ao mesmo tempo, porque Allah diz (interpretação do significado):

“Esposai as que vos aprazam das mulheres sejam duas, três ou quatro…” [al-Nissa’ 4:3]

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou àqueles casados com mais de quatro mulheres que se divorciassem de algumas delas quando entrassem no Islam.

E Allah sabe mais.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top