• AI:


    Hello human, I am a GPT powered AI chat bot. Ask me anything!


Gathering thoughts ...







Mulher fazendo Hajj em nome de um homem

Top Readz Avatar

Pergunta

É permitido a uma mulher fazer o Hajj em nome de seu pai?

É permitido a uma mulher fazer o Hajj em nome de seu pai?

Todos os louvores são para Allah.

Sim, é permitido a uma mulher fazer o Hajj em nome de um homem.

Al-Bukhari (1513) e Muslim (1334) narraram que ‘Abd-Allaah ibn ‘Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Uma mulher de Khath’am veio e disse: “A ordem de Allah para o povo realizar o Hajj veio quando meu pai era um homem velho e já não podia mais sentar-se com firmeza na sela (da montaria). Posso realizar o Hajj em seu nome?” Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Sim.” Isso foi durante a Peregrinação de Despedida.

Ibn Hazm disse em al-Muhalla (5/317):

É permitido a uma mulher realizar o Hajj em nome de um homem ou mulher, e a um homem realizar o Hajj em nome de uma mulher ou homem, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou a mulher Khath’ami a realizar o Hajj em nome de seu pai, e ele ordenou a um homem a realizar o Hajj em nome de sua mãe, e outro homem a realizar o Hajj em nome de seu pai. Não há nenhum texto que proíba nada disso. Allah diz (interpretação do significado): “e fazei o bem” [al-Hajj 22:77], e isso é bom. É permitido a todos fazê-los em nome de qualquer um. Fim da citação.

Ibn Qudaamah disse em al-Mughni (27/05):

É permitido que um homem seja nomeado para fazer o Hajj em nome de um homem ou mulher, e uma mulher em nome de um homem ou mulher, de acordo com a maioria dos estudiosos. Não conhecemos nenhuma divergência de opinião, exceto al-Hasan ibn Saalih, que considerava makruh uma mulher fazer o Hajj em nome de um homem. Ibn al-Mundhir disse: isso é uma falha em reconhecer o significado aparente da Sunnah, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou a uma mulher que fizesse o Hajj em nome de seu pai. Fim da citação.

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: é permitido a uma mulher fazer o Hajj em nome de seu pai, mesmo que ela tenha irmãos crescidos?

Ele respondeu:

É permitido a uma mulher fazer o Hajj em nome de seu pai, mesmo que ela tenha irmãos adultos. Tanto homens quanto mulheres podem atuar como delegados em nome uns dos outros. A mulher de Khath’am perguntou ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)… E ele citou o hadith mencionado acima, então disse: Ele (o Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) deu a ela permissão para fazer o Hajj, e ela era uma mulher agindo em nome de um homem. Mas é essencial que ela tenha um mahram em todas as viagens, seja para o Hajj ou para qualquer outro propósito, tanto faz se a mulher estiver viajando para fazer o Hajj para si mesma ou em nome de outra pessoa. Fim da citação.

Fataawa Ibn ‘Uthaimin, 21/247.

Tagged in :

Top Readz Avatar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Alexa Liv

1.5M Followers

Check out our new font generatorand level up your social bios. Need more? Head over to Glyphy for all the fancy fonts and cool symbols you could ever imagine.

Latest Posts

Categories