• AI:


    Hello human, I am a GPT powered AI chat bot. Ask me anything!


Gathering thoughts ...







Fidyah por cometer um ato proibido durante o ihram deve ser paga no Haram ou no local onde ocorreu a transgressão?

Top Readz Avatar

Pergunta

Eu sou a pessoa que enviou a pergunta n° 104178. Minha pergunta tem a ver com a expiação a ser oferecida por cometer atos que são proibidos durante o ihram. A alimentação de seis pessoas pobres deve ser feita em Makkah ou na cidade em que resido? Porque as transgressões que cometi foram tanto em Makkah, quanto na minha cidade.

Eu sou a pessoa que enviou a pergunta n° 104178. Minha pergunta tem a ver com a expiação a ser oferecida por cometer atos que são proibidos durante o ihram. A alimentação de seis pessoas pobres deve ser feita em Makkah ou na cidade em que resido? Porque as transgressões que cometi foram tanto em Makkah, quanto na minha cidade.

Todos os louvores são para Allah.

No que diz respeito à fidyah (penalidade) que é imposta por cometer qualquer uma das ações proibidas durante o ihram, o indivíduo tem a opção de oferecê-la no Haram ou no local onde cometeu essa transgressão, exceto no caso de caça, cuja fidyah deve ser oferecida no Haram.

Foi dito em ar-Rawd al-Murbi’: A fidyah por raspar a cabeça [no caso de uma doença no couro cabeludo]; usar roupas sob medida e outros, tal como usar perfume e cobrir a cabeça; ou qualquer um dos atos proibidos que são cometidos fora do Haram; assim como o sacrifício exigido no caso de não poder continuar a peregrinação, quer o motivo tenha ocorrido fora da zona do Haram ou dentro dela, deve ser oferecida onde quer que a transgressão tenha ocorrido, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) degolou seu sacrifício no local onde ele estava, ou seja, al-Hudaibiyah, que fica fora da zona do Haram. Também é permitido oferecê-la dentro da zona de Haram.

É aceitável jejuar e raspar a cabeça em qualquer lugar, porque esta ação não está ligada a ninguém [diferentemente de oferecer um sacrifício, cuja carne é dada a outros], então não há sentido em especificar um local onde será feito. Fim da citação.

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Sharh al-Kaafi: Tudo o que for necessário (como expiação) por cometer uma transgressão (em ihram), como raspar a cabeça, usar roupas sob medida e assim por diante – exceto a caça – de acordo com nosso madhhab, o indivíduo tem a escolha entre abater (o sacrifício) no local onde cometeu a transgressão, porque esse é o local onde ocorreu a causa daquilo, ou em Makkah, porque o princípio básico em relação aos animais sacrificados é que eles deveriam chegar à Ka’bah. Esta é a nossa opinião e é a visão correta, ou seja, que o indivíduo tem liberdade de escolha quanto ao que é obrigado a fazer por ter cometido uma transgressão, exceto quanto à pena de caça; ele tem a escolha entre abatê-lo no local onde aconteceu (a transgressão) porque foi aí que ocorreu o motivo, ou levar o animal para Makkah e abatê-lo lá, porque o princípio básico em relação aos animais de sacrifício é que eles devem chegar à Ka’bah. Fim da citação.

E Allah sabe melhor.

Tagged in :

Top Readz Avatar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Alexa Liv

1.5M Followers

Check out our new font generatorand level up your social bios. Need more? Head over to Glyphy for all the fancy fonts and cool symbols you could ever imagine.

Latest Posts

Categories