• AI:


    Hello human, I am a GPT powered AI chat bot. Ask me anything!


Gathering thoughts ...







Como oferecer condolências

Top Readz Avatar

Pergunta

Qual é a maneira islâmica de oferecer condolências? Qual é a regra sobre reuniões de luto?

Qual é a maneira islâmica de oferecer condolências? Qual é a regra sobre reuniões de luto?

Todos os louvores são para Allah.

Oferecer condolências significa confortar os enlutados, incentivá-los a mostrar paciência, lembrando-lhes da recompensa, e rezar pelos falecidos e pelos afetados por calamidades. Foi assim que os fuqaha’ (que Allah tenha misericórdia deles) definiram, incluindo al-‘Allaamah Ibn Muflih em al-Furu’ (2/229).

Sem dúvida, oferecer condolências é algo que torna mais fácil para o enlutado suportar a perda e ajuda a aliviar a dor e a angústia. Portanto, os ensinamentos islâmicos recomendam oferecer condolências àquele que foi atingido pela calamidade, de modo a alcançar o objetivo de cooperar na retidão e na piedade, mostrando paciência e aceitando a vontade e o decreto divino, e exortando uns aos outros a aderir à verdade e a demonstrar paciência.

Portanto, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) oferecia condolências aos seus companheiros quando eram atingidos pela calamidade, e os muçulmanos continuaram a oferecer condolências uns aos outros e a confortar-se mutuamente. Os estudiosos concordam por unanimidade que é prescrito e recomendado oferecer condolências.

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Você deve entender que oferecer condolências é encorajar as pessoas a mostrarem paciência, é dizer aquilo que irá confortar os enlutados, assim como diminuir a dor e mitigar a calamidade que se abateu sobre eles. É algo recomendado porque inclui ordenar o que é certo e proibir o que é errado. Também está incluído no versículo em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): {E ajudai-vos, mutuamente, na bondade e na piedade.} [al-Maa’idah 5:2]. Esta é a melhor evidência que pode ser citada no que diz respeito à apresentação de condolências. E está comprovado no as-Sahih que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah ajudará uma pessoa desde que ela ajude seu irmão.”(Al-Adhkaar pág. 148-149) .

Condolências podem ser oferecidas com quaisquer palavras que tragam conforto à pessoa afetada e a encorajem a mostrar paciência e buscar a recompensa de Allah. Ash-Shawkaani (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Qualquer coisa que possa ser dita à pessoa afetada para incentivá-la a demonstrar paciência é considerada como uma oferta de condolências, não importa o texto usado, e aquele que oferece condolências obterá assim a recompensa mencionada nos ahaadith” (Nail al-Awtaar 4/117).

Entre as frases de condolências que foram narradas pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estão as palavras: “A Allah pertence o que Ele tomou, a Ele pertence o que Ele deu, e tudo tem um tempo determinado com Ele, então seja paciente e busque a recompensa.”

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

As melhores palavras que podem ser ditas ao oferecer condolências são aquelas que foram narradas no Sahihein de al-Bukhari e Muslim por Usaamah ibn Zaid (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: Uma das filhas do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) enviou-lhe uma mensagem, chamando-o para vir (até ela) e dizendo-lhe que um de seus filhos estava morrendo. Ele contou ao Mensageiro, que respondeu: “Volte a ela e diga-lhe que a Allah, exaltado seja, pertence o que Ele tomou, a Ele pertence o que Ele deu, e tudo tem um tempo determinado com Ele. E diga a ela para mostrar paciência e buscar a recompensa com Allah…”

Eu [an-Nawawi] digo: Este hadith é um dos maiores princípios do Islam, pois inclui muitos dos princípios fundamentais da fé e suas questões menores, bem como a etiqueta e a demonstração de paciência diante de todas as calamidades, preocupações, doenças e outros problemas. O que significam as palavras “A Allah, exaltado seja, pertence o que Ele tomou” é que o universo inteiro pertence a Allah, exaltado seja. Portanto, Ele não tomou o que te pertence; ao contrário, Ele retomou o que pertence a Ele, o que foi dado a você como empréstimo. O que significam as palavras “e a Ele pertence o que Ele deu” é que tudo o que Ele lhe dá não saiu de Sua posse; ao contrário, ainda pertence a Ele, glorificado seja, e Ele pode fazer com aquilo o que quiser. “E tudo tem um tempo determinado com Ele”, então não entre em pânico, pois o tempo para aquilo que Ele te tirou havia chegado ao seu fim determinado, então não poderia ser adiado ou antecipado. Depois de ter entendido tudo isso, demonstre paciência e busque a recompensa de Allah pelo que aconteceu com você. (Al-Adhkaar pág. 150).

Quanto ao local de apresentação de condolências e a forma como isso deve ser feito, não há regra específica. Isso pode ser feito reunindo-se na mesquita, na rua, no trabalho, ou falando ao telefone, enviando quaisquer tipos de mensagens, ou indo à casa da pessoa, ou fazendo qualquer coisa que as pessoas costumeiramente considerem como oferecimento de condolências. A hora de oferecer condolências começa a partir do momento do falecimento da pessoa, sendo recomendável apresentar condolências antes e depois do sepultamento. Isto não está limitado a apenas três dias.

Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Não há horário e nem dias específicos para isso. Pelo contrário, é prescrito a partir do momento do enterro e depois. Apressar-se em oferecer condolências é melhor no caso de uma calamidade extrema, e é permitido oferecer condolências após três dias da morte do falecido, porque não há evidências que sugiram que haja qualquer limite de tempo” (Fataawa Islamiyyah 2 /43).

Em Fataawa al-Lajnah ad-Daa’imah (9/134) foi dito: Não há horário nem local específico para oferecer condolências. Fim da citação.

E Allah sabe mais.

Tagged in :

Top Readz Avatar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Alexa Liv

1.5M Followers

Check out our new font generatorand level up your social bios. Need more? Head over to Glyphy for all the fancy fonts and cool symbols you could ever imagine.

Latest Posts

Categories