• AI:


    Hello human, I am a GPT powered AI chat bot. Ask me anything!


Gathering thoughts ...







A diferença entre o zakatul maal (sobre a riqueza) e o zakatul Fitr

Top Readz Avatar

Pergunta

O zakat que é imposto aos muçulmanos e é um dos cinco pilares é algo diferente do zakat do Ramadan?

O zakat que é imposto aos muçulmanos e é um dos cinco pilares é algo diferente do zakat do Ramadan?

Todos os louvores são para Allah.

Sim, o zakat que é um dos cinco pilares do Islam é diferente do zakat que deve ser pago no final do Ramadan (zakatul Fitr).

O primeiro é o zakat sobre a riqueza (zakatul maal), que só é obrigatório para certos tipos de riqueza, a saber:

An’aam pecuária (camelos, bovinos e ovinos)

Ouro e prata e, hoje em dia, papel-moeda

Comércio de mercadorias

O que é produzido pela terra, que inclui duas coisas:

a. Culturas e frutas. Os estudiosos concordam unanimemente que é obrigatório pagar o zakat sobre quatro tipos: trigo, cevada, tâmaras e passas; eles diferiam em relação a outros tipos.

b. Rikaaz (tesouro enterrado), ou seja, riqueza dos kuffaar (incrédulos) enterrada no solo que seja encontrada por um muçulmano.

O Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) narrou em Majmu’ al-Fataawa (25/10) que Ibn al-Mundhir (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Os estudiosos concordam unanimemente que o zakat é obrigatório sobre nove coisas: camelos, gado, ovelhas, ouro, prata, trigo, cevada, tâmaras e passas, caso atinjam o nisaab (limiar mínimo) para cada tipo em que o zakat é devido. Eles diferiram em relação a outros tipos de riqueza.

O zakat para cada um desses tipos de riqueza é obrigatório sujeito a certas condições, e uma quantia específica da riqueza deve ser dada conforme definido pela Shari’ah.

Consulte as perguntas sobre zakat neste site para obter mais informações.

Este zakat (zakat sobre a riqueza) é um dos cinco pilares do Islam. Quem nega isso é um kaafir e quem não o paga é um malfeitor rebelde; o governante muçulmano deve tirá-lo do devedor à força. Se ele persistir em retê-lo e for protegido por sua tribo, deverá ser combatido até que pague.

Al-Bukhari (8) e Muslim (12) narraram que ‘Abd-Allah ibn ‘Umar disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “O Islam é construído sobre cinco (pilares): o testemunho de que não há deus exceto Allah, o estabelecimento das orações regulares, o pagamento do zakat, o jejum no Ramadan e a peregrinação à Casa.”

Al-Bukhari (25) e Muslim (22) narraram de Ibn ‘Umar que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Fui ordenado a lutar contra o povo até que eles testemunhem que não há Deus exceto Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah, estabeleçam as orações regulares e paguem o zakat. Se fizerem isso, então protegerão o seu sangue e a sua riqueza, exceto nos casos em que as leis islâmicas se apliquem, e o seu acerto de contas será com Allah.

Os Sahaabah (que Allah esteja satisfeito com eles) concordaram unanimemente em lutar contra aqueles que retiveram o zakat. Al-Bukhari (1400) e Muslim (20) narraram que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Quando o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) faleceu, e Abu Bakr (que Allah esteja com ele) tornou-se califa, e alguns dos árabes descreram e apostataram, ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: ‘Como tu poderias lutar contra o povo, quando o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Fui ordenado a lutar contra o povo até que as pessoas testemunhem que não há deus exceto Allah. Quem quer que diga isso protege seu sangue e riqueza de mim, exceto nos casos em que as leis islâmicas se apliquem, e seu acerto de contas será com Allah”?’ Então, Abu Bakr respondeu: ‘Por Allah, lutarei contra aqueles que separam a oração e o zakat, pois o zakah é devido sobre a riqueza. Por Allah, se eles retiverem de mim uma pequena ovelha que costumavam dar ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), eu lutarei contra eles por retê-la.’ ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: ‘Por Allah, quando percebi que Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele) estava confiante sobre esta ideia, então eu soube que era a verdade.’”

No que diz respeito ao zakat obrigatório no final do Ramadan, este é o zakatul Fitr. Os estudiosos concordam unanimemente que é obrigatório, exceto aqueles que têm opiniões duvidosas.

Consulte Tarh al-Tathrib, 4/46.

É menos importante que o zakat da riqueza no que diz respeito às obrigações e ao estatuto. O zakatul Fitr não é um dos pilares do Islam, e quem o nega não é um kaafir.

O zakatul Fitr foi mencionado em muitos ahadith, como os seguintes:

Al-Bukhari (1503) e Muslim (984) narraram que Ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou o zakatul Fitr: um saa’ de tâmaras, ou um saa’ de cevada, para cada muçulmano, escravo ou livre, homem ou mulher, jovem ou velho, e ele ordenou que fosse dado antes que as pessoas saíssem para rezar.

Abu Dawud (1609) narrou que Ibn ‘Abbaas disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou, para aqueles que jejuaram, o zakatul Fitr como purificação das conversas fúteis ou obscenas, e para alimentar os pobres. Quem dá antes da oração, seu zakat é aceito e quem dá depois da oração, este se torna caridade comum. Classificado como hasan por al-Albaani em Sahih Abi Dawud.

Veja a pergunta n° 12459 para mais detalhes.

Tagged in :

Top Readz Avatar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Alexa Liv

1.5M Followers

Check out our new font generatorand level up your social bios. Need more? Head over to Glyphy for all the fancy fonts and cool symbols you could ever imagine.

Latest Posts

Categories